top of page

Curso de Foldforming

A técnica de Foldforming consiste numa forma rápida de modelar chapas de metal em formatos tridimensionais e texturas diversas, sem a necessidade de usar soldas ou outras técnicas da joalheria avançada. A técnica permite a modelagem de peças de metal com ferramentas específicas, e baseia-se nas propriedades dos metais que, ao serem recozidos, adquirem elasticidade e maleabilidade.

Essa técnica foi desenvolvida pela primeira vez por Charles Lewton-Brain, no final dos anos 80. Nascido na Inglaterra, ele foi um ourives que viveu e trabalhou na Tanzania (Estados Unidos) até se mudar definitivamente para o Canadá. Desde cedo interessou-se por arte e ourivesaria, estudando arte, design e metalurgia em diversos centros universitários nos Estados Unidos e na Europa. Foi no decorrer dos seus estudos que absorveu dos seus professores a importância de compreender as propriedades do metal para entender o comportamento das formas metálicas.

Foi assim que Charles Lewton-Brain desenvolveu sua técnica de dobra, ao observar as características do metal à medida que ele é dobrado, desdobrado, forjado, enrolado, recozido e trabalhado.

A técnica pode ser utilizada na execução de obras de arte, objetos decorativos ou joias, mas existem muitas outras aplicações.

Para saber mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Fold-forming

O curso tem duração de 4 aulas de 3 horas cada.

Saiba mais em :https://carmenlombardijoias.wixsite.com/carmenlombardi/copia-cursos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page