top of page

A técnica da granulação na Joalheria Artesanal

A granulação consiste basicamente numa técnica decorativa milenar principalmente utilizada em ouro e prata, cujo resultado é um efeito de textura e detalhes delicados. Os grânulos são do mesmo metal da base, podendo ser de ouro ou prata puros, mas o princípio é sempre o mesmo: cobrir uma superfície metálica com as esferas, colocando as minúsculas peças uma a uma. Por esse motivo, dependendo da peça e quantidade de esferas, o processo e extremamente demorado e minucioso.

A peça abaixo foi executada pela aluna Luciana Alves no curso de Granulação, que é um dos cursos ofertados pela Escola de Joalheria Carmen Lombardi.

Muitos povos da antiguidade utilizaram a técnica de granulação para ornamentar suas joias e peças decorativas. As peças mais antigas foram encontradas na antiga Mesopotâmia e datam de 2500 a.c. Com a intensa atividade comercial e as conquistas, a técnica espalhou-se rapidamente na região do Mediterrâneo onde foram encontradas peças de origem ibérica, fenícia, egípcia, síria, etrusca e grega. De todos os povos, foram os etruscos (situados na região da atual Toscana) os grandes mestres dessa técnica, sendo considerados ainda hoje uma referência nessa complexa expressão artística.

Abaixo seguem imagens de belas peças desenvolvidas na antiguidade. Veja mais em:

https://br.pinterest.com/pin/310326230552659530/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page