Aula | Anel Bombê (parte 1)

O anel Bombê é um dos modelos mais simples e tradicionais da Joalheria Artesanal, por esse motivo é um dos modelos que ensinamos no curso básico de Joalheria Artesanal. Além disso, é uma peça-base que sustenta muitas possibilidades criativas, como podemos ver na imagem abaixo.

A base do anel é uma chapa de prata com 1,30 mm de espessura. Medimos o comprimento da chapa para verificar se o molde desenhado no papel autoadesivo cabe na chapa. Marcamos o local com caneta permanente e serramos a chapa, sempre com movimentos suaves no sentido vertical. (fotos 1, 2 e 3). Depois de recozer a peça novamente e lavá-la, colamos o adesivo (molde do anel) e serramos todo o perímetro. (fotos 4, 5 e 6)

Recozemos novamente até o papel adesivo queimar totalmente e limamos as bordas. Para um trabalho mais preciso, marcamos com caneta colorida para destacar as irregularidades e limamos novamente. (fotos 7, 8 e 9). Agora começamos a modelagem da peça pelos extremos, dobrando suavemente as pontas para dentro com o alicate. Aos poucos vamos fechando a peça com a ajuda do alicate, buscando que os extremos se encontrem. (10, 11 e 12)

Se houver um espaço grande no encontro dos extremos, podemos serrar um pedaço pequeno dessa área e assim melhoramos o ajuste da peça. Dessa forma, a solda fica menos visível e mais resistente. Na sequência, soldamos e acertamos a forma do anel batendo com o martelo de silicone no tribolé. (fotos 13, 14 e 15) Voltamos a pintar as bordas para limar as imperfeições. (fotos 16 e 17) No próximo post/aula mostraremos a finalização desta peça. Até lá!

#cursodejoalheria #escoladejoalheria #joalheria #anelbombê

Posts Em Destaque
Posts Recentes