Aula | Brincos feitos a partir de fios de prata-continuação


Nessa aula iniciamos a modelagem da peça, lembrando que o modelo de brinco escolhido é feito à partir de fio de prata. Os passos foram os seguintes:

- Recozemos novamente o fio 1/2 cana (foto 1)

- Marcamos a medida do comprimento do brinco, cada um terá 4,5 cm de comprimento (foto 2)

- Com a ponta seca, marcamos os locais onde faremos as ranhuras,e posteriormente limamos cada uma delas com a lima triangular(fotos 3 e 4)

- Cortamos a peça com a serrinha, sempre em sentido vertical e sem fazer muita força para não arrebentarmos o fio (foto 5)

- Limamos a ponta que terá contato com a pele, deixando-a arredondada (foto 6)

Parte 2: Soldando o pino e fazendo o acabamento.

Antes de soldarmos o pino é importante lixar a peça toda, com 3 tipos de lixa: 220, 400 e 600 (da mais grossa à mais fina). Na sequência passamos à preparação do pino, que será limado em formato redondo na parte que encosta na pele. Marcamos o tamanho de 1 cm e cortamos a peça com o alicate. Repetimos esta ação. (fotos 1 e 2). com uma lima reta, limamos a parte do pino que iremos soldar na peça.

Definimos distância de 0,5cm e marcamos com a ponta seca, para. Esse será o lugar onde soldaremos o pino. (foto 3). Escolhemos uma solda média e lixamos de ambos os lados para eliminar gordura, restos de óxido, resíduos em geral e garantir uma solda bem feita. (foto 4) Soldamos o pino na peça, seguindo os passos abaixo:

- Passamos soldaron na peça, no pino e na solda

- Esquentamos a solda até virar uma bolinha (foto 5)

- Esquentamos o pino para a solda se juntar

- Esquentamos toda a peça para que a solda desça e se funda à peça

Com os pinos já soldados, vamos passar o oxidante de prata nas ranhuras da peça. Para isso, apoiamos os brincos numa base com furos, ou esponja e a cobrimos com papel toalha. Passamos o oxidante com a ajuda de um palito de dentes (fotos 6 e 7) e deixamos secar bem. Na sequência, lavamos com abundante água e sabão para retirar o excesso de oxidante. (foto 8)

Para finalizar, podemos dar um acabamento acetinado com uma esponja tipo Scotchbrite ou lixa fina. Ou escolher um acabamento brilhante seguindo o processo de polimento tradicional.

#cursodejoalheria #brincoscomfiosdeprata #aulasvirtuais #joalheriaartesanal #escoladejoalheria

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

carmen@carmenlombardi.com.br 

telefones: (11) 5531-3372 e (11) 99814-9257

  • YouTube - White Circle
  • White Pinterest Icon
  • Facebook Clean
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now