top of page

Anel Modelado em Cera- introdução

A modelagem em cera é ideal para a confecção de peças para esmaltação a fogo. Possibilita um trabalho de gravação a buril muito mais fácil do que se fosse executado diretamente no metal. As espessuras podem ser melhor controladas na cera e temos mais facilidade para criar volumes e recortes. A peça pode ser fundida em prata, ouro ou cobre. Outra vantagem é que a peça não possuirá pontos de solda.

Neste projeto busquei inspiração em joias executadas por René Lalique para compor os desenhos gravados no anel.

Acerte as laterais com uma lima grossa e lixa d'água nº 280 (FOTOS 4 e 5). Aumente o furo com o tribolé de seção quadrada de cantos vivos, girando o anel. Para compensar o formato afunilado do tribolé, uma dica é girar 5 vezes, retirar o anel e colocar do outro lado, girando mais 5 vezes, sucessivamente, até que fique na numeração desejada. (FOTO 6).

Marque a espessura do anel com o compasso de metal, acrescentando mais 1mm para desgaste de acabamento. Como é um anel para esmaltação, a espessura final deverá ter 2 mm no total, portanto o anel tem 3mm. (FOTOS 7 e 8).

Lime as laterais do anel com a lima grossa até atingir a espessura marcada e lixe com a lixa 280. Para dar acabamento raspe com um buril tipo onglete sobre o anel, alisando a superfície (para esta finalidade, utilize o buril sem afiação). (FOTO 9). Faça o desenho utilizando uma ponta seca. Para verificar como está ficando, passe giz sobre o anel e tire o excesso da superfície. (FOTO 10) Depois de pronto, prenda o anel em um morceto e reforce os contornos do desenho com um buril onglete fino. As áreas que serão esmaltadas devem ser escavadas até a profundidade de 1,00 mm. Para isso, utilize buris chatos. (FOTO 11)

Como esta peça será esmaltada com esmaltes transparentes, os fundos das áreas entalhadas possuem um trabalho de texturas e relevos (técnica do basse-taile). Desta forma, os locais mais profundos apresentarão uma coloração, mais forte destacando o desenho e criando tridimensionalidade. Com uma ponta seca, fure nos lugares onde serão executados os vazados e recorte internamente com a serra para metal. (FOTOS 12 e 13). Faça uma verificação final de todos os entalhes e recortes, passando o giz na superfície do anel. (FOTO 14).

Dê acabamento com limas e lixas nº 280, 400 e 600 por dentro e por fora da peça (FOTOS 15 e 16). Na fundição utilize prata 950 com liga de cobre.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page