carmen@carmenlombardi.com.br 

telefones: (11) 5531-3372 e (11) 99814-9257

  • YouTube - White Circle
  • White Pinterest Icon
  • Facebook Clean

O genial René Lalique

May 17, 2017

René Lalique foi um artista único que teve o dom de transmitir ao mundo um novo tipo de beleza. Antes dele, a joalheria era somente produzida com materiais tradicionais como ouro, prata, pérolas, diamantes e pedras preciosas. Lalique inovou, utilizando cristal de rocha, vidros, ônix, opalas, jaspe, pérolas barrocas, coral e esmalte. Muitas de suas joias foram revolucionárias em conceito e design. 

 

Lalique nasceu em 6 de Abril de 1860 em um ambiente rural na França. Embora sua infância tenha sido em Paris, sempre que possível retornava ao campo para buscar inspiração para seus trabalhos. Como a maioria dos artistas da sua época, foi influenciado pela Exposição Retrospectiva de Arte Japonesa 1883, que transformou a arte ocidental.

 

 

Ele estava particularmente interessado nas propriedades dos esmaltes, com suas variadas tonalidades de cores que representavam com perfeição os seus desenhos de elementos da natureza, flores, frutas, insetos, pássaros, peixes, répteis.

Por volta de 1892, Lalique fazia as joias da famosa atriz de teatro Sarah Bernhardt que tornou-o conhecido internacionalmente. 

 

À medida que o século XX se iniciava, algumas das jóias de Lalique começaram a adotar o novo estilo art deco, adquirindo uma nova geometria com formas quadradas e retangulares em desenhos abstratos, substituindo o estilo curvilíneo e figurativo do art noveau.
Lalique foi uma pessoa rara - um artista com tanta habilidade e versatilidade que conquistou grande sucesso em várias áreas. Foi um mestre joalheiro que criou algumas das mais encantadoras e originais peças jamais vistas e que, mais tarde, tornou-se um importante fabricante de peças de arte em vidro. René Lalique faleceu no dia 5 de maio de 1945 e, atualmente, sua fábrica de vidros permanece ainda como uma das líderes do mercado mundial.

Nós, esmaltadores contemporâneos, podemos sempre buscar inspiração nesta maravilhosa fonte criativa, adaptando suas ideias ao nosso contexto e realidade atual.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Links Recomendados | Esmaltação

May 16, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags