top of page

Técnica Plique-à-jour: Brincos Alhambra

Plique-à-jour, em francês, significa "aplicado em espaços vazados" ou "membrana por onde passa a luz do dia". As jóias esmaltadas em plique-à-jour são dotadas de muito brilho e delicadeza. Esta técnica, descrita em 1568 por Benvenuto Cellini, havia sido esquecida e foi redescoberta pelos esmaltadores franceses da metade do século XIX. Seu efeito é similar a vitrais em miniatura.

O desenho desta jóia é inspirado em motivos da decoração do Palácio Alhambra, localizado em Granada, no sul da Espanha.

FOTO: Interior do Palácio Muçulmano da Alhambra, em Granada (Espanha)

Faça um par de brincos com liga 950 e espessura de chapa de 0,90 mm. Recorte internamente o desenho de forma que as áreas vazadas possuam comprimento máximo de 5,00 mm e no mínimo 3,00 mm de distância da borda, mantendo no mínimo 1,50 mm de distância entre si. Estas medidas mínimas são necessárias para garantir uma estrutura firme na prata e evitar que o esmalte se danifique com o uso. (foto 1)

Coloque as peças sobre uma chapa de titânio e aplique esmalte molhado com um pincel nº 0 em cores claras (a peça de prata e a chapa de titânio devem estar bem planas e niveladas entre si). Seque muito bem o esmalte durante a aplicação para evitar que fique encharcado e escorra para baixo da peça. O titânio é utilizado nesta técnica porque o esmalte não adere em sua superfície. (fotos 2 e 3)

Prenda a chapa de titânio na pinça terceira-mão, tomando o cuidado para não tirar a peça do lugar. Aqueça o titânio por baixo com o maçarico de bancada, primeiro com a chama de vela (fechando parcialmente a entrada de ar) e depois com a chama forte, utilizando o bico maior, pois é necessário muito calor para que o esmalte derreta. Deixe esfriar e repita o processo de aplicação do esmalte e queima quantas vezes forem necessárias até que o esmalte alcance a espessura da chapa de prata.(fotos 4 e 5)

Prenda a chapa de titânio na pinça terceira-mão, tomando o cuidado para não tirar a peça do lugar. Aqueça o titânio por baixo com o maçarico de bancada, primeiro com a chama de vela (fechando parcialmente a entrada de ar) e depois com a chama forte, utilizando o bico maior, pois é necessário muito calor para que o esmalte derreta. Deixe esfriar e repita o processo de aplicação do esmalte e queima quantas vezes forem necessárias até que o esmalte alcance a espessura da chapa de prata. (fotos 6 e 7)

Queime novamente para dar o brilho, apoiando as peças em pequenas plaquinhas de titânio, tomando cuidado para que não encostem nas áreas esmaltadas. Deixe esfriar, coloque no ácido para clarear a prata e dê o polimento (foto 8). A técnica do plique-à-jour é ideal para ser utilizada na confecção de brincos, possibilitando maior efeito de transparência do esmalte (FOTOS 9 e 10).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page