top of page

Cloisonné: Pingente Perfil de Mulher

Cloisonné é uma palavra francesa que significa: estar confinado, enclausurado. Tradicionalmente, a técnica do cloisonne´ consiste na fixação de finíssimos fios de metal sobre a peça formando o contorno de um desenho. Os espaços ( cloisons) resultantes são preenchidos com esmalte.

Para fazer o desenho, inspirei-me no quadro "Perfil de uma Jovem Mulher'', do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli (cerca de 1480).

Faça um pingente oval de 7 cm de altura e 4,5 cm de largura em uma chapa de prata 950 e espessura de 1,30 mm. A moldura para a proteção do esmalte é formada por um fio de 1mm de seção quadrada, soldado na chapa com solda forte.

Prepare um fio chato em prata 1000 (é mais maleável e não oxida) com largura de 0,70 mm e espessura de 0,20 mm.

Aplique uma camada fina de esmalte incolor (fundente) sobre a peça e queime com o maçarico.

Depois, modele o fio em partes sobre a figura e monte sobre a peça já esmaltada. Pode pingar um pouco de cola de secagem rápida, para que os fios não saiam do lugar (a cola se evapora com o calor).

Aos poucos forme o desenho, queimando por etapas para facilitar a montagem. Não é necessário soldar pois o próprio esmalte incolor, quando derrete, fixa os fios na peça.

Quando o desenho ficar pronto, escolha as cores e inicie a aplicação do esmalte molhado, utilizando um pincel nº 00.

Para dar a sensação de degradé, é só aplicar os vários tons da mesma cor, uma ao lado da outra e, antes de secar o esmalte, " puxar " grão por grão de esmalte, diluindo a divisão, para dar a impressão visual de que as cores estão misturadas. Antes de secar, dê umas batidinhas de leve com o cabo do pincel na lateral externa da peça para nivelar o esmalte e depois pode secar bem.

Queime com o maçarico de bancada, utilizando o bico grande. Primeiro deixe o fogo bem brando, fechando quase que completamente a entrada do ar, para garantir a secagem (se houver um pouco de umidade, a água ferve e espirra todo o esmalte para fora da peça) e depois abra a entrada do ar para aumentar o calor.

Deixe esfriar e repita novamente a o processo mais uma ou duas vezes até que o esmalte fique nivelado com a moldura do pingente.

Faça os acabamentos com uma fresa diamantada, lixas 280, 400, 600 e lave bem com a escova de dentes em água corrente. Queime novamente para que a superfície esmaltada readquirira o brilho.

Por último, solde uma argola com solda fraca, coloque no ácido para clarear a prata e faça o polimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page