top of page

Anel com folha de Ouro

A aplicação de folha de ouro sob o esmalte cria tonalidades e brilhos especiais na jóia de prata. Podem ser utilizadas, também, folhas de prata sobre peças de cobre. Estas folhas são encontradas em lojas especializadas em material para restauração.

Para este projeto, prepare uma chapa em prata 950 com espessura de, no mínimo, 1,20mm e recorte no formato desejado.

Bata no dado bola (embutidor) para formar uma concavidade que servirá de proteção para o esmalte. Neste caso não há a necessidade de soldar um fio como moldura, como já foi demonstrado no artigo sobre a técnica do cloisonné.

Lime as bordas criando assim um contorno definido que ficará exposto no final e passe uma fresa na parte côncava, para dar brilho.

Lave em água corrente e aplique o esmalte incolor molhado com um pincel fino (uma dica é passar saliva na peça antes de esmaltar para retirar toda a gordura, a qual impede a fixação do esmalte no metal)

Seque bem o esmalte com um papel absorvente e queime a peça com o maçarico sem esquecer de primeiro utilizar uma chama branda, como já foi explicado anteriormente.

Com cuidado, coloque sobre o esmalte uma folha de ouro, com o auxílio de uma pinça. Queime e, no momento em que o esmalte estiver derretendo, pressione a folha com a pinça para fixá-la.

Depois que a peça esfriou, aplique as cores com o pincel, preferindo as mais claras para que o ouro brilhe mais sob o esmalte transparente.

Seque e queime novamente. Para este trabalho, apenas uma camada de cor é suficiente. Dê os acabamentos com a fresa diamantada e as lixas nº 280, 400 e 600 na parte da frente e atrás. Queime para dar o brilho final.

Depois de pronta, solde o aro do anel, verificando se a parte esmaltada não está tocando no tijolo refratário. Utilize uma solda de ponto de fusão médio.

Coloque o anel no ácido para branquear e dê o polimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page