top of page

Champlevé: Broche feito com Corrosão

Uma das opções para se preparar uma peça para a técnica do champlevé é a corrosão com ácido nítrico.

Neste exemplo utilizamos uma chapa de prata com 1,60 mm de espessura, liga 950 e ácido nítrico na proporção de 70% de água para 30% de ácido nítrico.

Utilize recipiente de vidro ou plástico, pinça de plástico ou bambu, luvas de borracha, máscara e tenha muito cuidado ao preparar a mistura. *** SEMPRE COLOCAR PRIMEIRO A ÁGUA E DEPOIS O ÁCIDO, pois ao contrário a solução aquece muito e pode espirrar.

Limpe a chapa no sal branqueador e depois passe saliva para retirar a gordura.

Utilizando um pincel, pinte com Neutrol somente o desenho que ficará isolado do ácido, expondo as partes a serem esmaltadas (o Neutrol é encontrado em lojas de material de construção).

Depois que secar, apoie a chapa deitada e pinte a parte de trás e as laterais. Deixe secar bem antes de colocar a peça no ácido.

Se a solução estiver muito forte, ao se colocar a chapa de prata, vão aparecer imediatamente muitas bolhas de gás e deve-se acrescentar aos poucos mais água .Em uma mistura correta, as áreas expostas do metal no início ficam opacas e depois formam-se as bolhas. A corrosão em uma solução fraca demora mais tempo, porém, o desenho fica mais preciso.

Com um palito de madeira vá testando a espessura. Quando a espessura das áreas expostas chegar a 1,20 mm, mergulhe a peça em uma solução de água com bicarbonato de sódio e lave em água corrente.

Para retirar o Neutrol coloque a chapa sobre o tijolo refratário e queime com o maçarico de bancada.

Clareie a chapa no sal branqueador e lave em água corrente, esfregando com uma escova de latão e detergente, para dar o brilho.

Aplique o esmalte molhado utilizando um pincel fino e seque com papel absorvente.

Queime pela parte de trás com o maçarico até vitrificar e deixe esfriar sobre o tasso. Repita este procedimento até o esmalte nivelar com o desenho da prata.

Quando a esmaltação estiver pronta, retire os excessos com uma ponta diamantada. Dê os acabamentos de lixas e lave bem com uma escova de dentes, em água corrente. Recorte a chapa para fazer o desenho do broche. Solde os fechos e queime novamente até que a superfície esmaltada readquira o brilho.

Coloque novamente no sal branqueador (o esmalte deve ser resistente ao ácido) e faça o polimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page